quinta-feira, 6 de setembro de 2007

OS ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DO PARADIGMA DA ESCRITA



Normalmente não paramos para pensar em como surgiram as tecnologias existentes hoje. Elas parecem tão normal para nós que dá a impressão de que sempre existiram.

O texto de Eduardo Chaves fala exatamente disso. Ele nos revela os vários saltos que a humanidade já deu e onde nos encontramos agora. Ele começa falando da fala, que representa a primeira tecnologia que afetou profundamente a educação e que sem ela não haveria o que hoje entendemos por Educação.

Logo em seguida ele cita a escrita, que significou o passo tecnológico mais significativo, em termos educacionais. Com ela podemos congelar nossos pensamentos para as gerações futuras.

A escrita também possibilitou criar novos estilos, como por exemplo, o Teatro, que nada mais é do que a fala decodificada.

Ela também possibilita criar histórias além de facilitar a comunicação, independente da distância.

Notamos que diante de mudanças há sempre aqueles que se opõem e os que abraçam a causa visando o progresso. Foi assim lá no passado quando surgiu a escrita, onde alguns chegaram a pensar que ela subverteria a memória.Também com o surgimento da Impressão, que alguns acharam que a abundância de livros tornariam os homens menos atentos, além de destruir a capacidade de memorização deles.

Hoje o receio dos analistas é de que os recursos Multimídia consiga deixar para trás a cultura dos livros impressos, tão importantes para o exercício da imaginação e bom desenvolvimento da escrita.

Será que essa preocupação tem fundamento?

Dê a sua opinião.






Nenhum comentário: